Em qual momento seria melhor adquirir um cartão de crédito?

Cartões de crédito podem ser úteis para os mais diversos perfis de compradores. Mas antes de obter um, vale a pena pesar qual é o melhor momento de adquirir um cartão de crédito.

Antes de decidir por um cartão de crédito perfeito para você, é preciso saber se você seria capaz de gerenciá-lo com sucesso – sem danificar suas finanças ou prejudicar sua pontuação de crédito.

Para isso, é preciso compreender em qual momento financeiro você está e saber se os benefícios oferecidos por um cartão de crédito são ideais para ele.

Prós de adquirir um cartão de crédito – esses benefícios são feitos para você?

O benefício número um de se adquirir um cartão de crédito é a conveniência. Cartões de crédito são aceitos praticamente todos os lugares.

Mas, além disso, você pode contar com uma espécie de ‘crédito rotativo’ ao adquirir o seu. Isso significa que você pode obter “dinheiro emprestado” para seu banco através dele e, ao pagá-lo na data de vencimento, você não deverá juros a ele.

– É isso que o limite de um cartão de crédito representa. Um empréstimo a ser pago, sem juros a depender da data do pagamento e que pode permitir que você adiante suas compras.

– Isso torna os cartões de crédito adequados para empréstimos de pequenas quantias e para despesas diárias.

  • Se você teve um mês extraordinariamente caro e não pode pagar por algo de que precisa, um cartão de crédito pode ajudá-lo até a próxima vez que você receber seu pagamento.

Esse é uma das grandes análises a serem feitas ao saber se você deve ou não adquirir um cartão de crédito. Você recebe algum tipo de pagamento? Um salário em seu emprego ou uma mesada de seus pais?

Apenas se sua resposta for positiva você deve considerar fazer um cartão de crédito. Afinal, você deve ter dinheiro para pagar por isso.

Posso contar com pagamentos flexíveis?

Quando você tem um cartão, você tem que pagar, pelo menos, o valor mínimo de sua fatura.

– A flexibilidade de juros em cima desse valor é o que determinará o quão flexíveis seus pagamentos são.

  • Na maioria dos casos, não é recomendado pagar apenas o valor mínimo de sua fatura, a menos que você esteja lidando com uma emergência.

Se você pensou nisso e quer voltar atrás em relação a alguma compra que fez, você pode obter seu dinheiro de volta do seu provedor de cartão de crédito se a loja em questão aceitar o retorno do objeto comprado.

Construindo sua pontuação de crédito

Um excelente motivo para adquirir um cartão de crédito é se você está em busca de construir sua pontuação de crédito.

Uma baixa pontuação de crédito dificulta a aceitação de qualquer empréstimo, por exemplo. Isso acontece, particularmente, se você quer contar com uma boa taxa de juros ou com uma grande quantia.

– Alguns cartões de crédito são projetados para ajudar você a melhorar sua pontuação de crédito.

  • Eles normalmente têm limites baixos e altas taxas de juros – mas a ideia é que você consiga um acordo melhor quando sua pontuação aumentar.

  • Apenas certifique-se de pagar as contas na íntegra todos os meses, ou sua pontuação provavelmente diminuirá em vez de aumentar.

Motivos para não adquirir um cartão de crédito

Se os benefícios e motivos acima descritos para você fazer um cartão de crédito se encaixarem com sua realidade, vá em frente! Esse é o momento certo para você.

Porém, se você quiser tomar uma decisão ainda mais bem informada, fique atento às altas taxas de juros com as quais você pode contar, com a chance de acumular dívidas, com taxas adicionais e anuidades e mais.

Se algum desses itens for um problema que você pode vir a passar, desista de adquirir um cartão de crédito e foque-se em fazer isso apenas quando puder pagar pelas faturas e obter todos os benefícios de um produto como esse!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *