Como surgiu o Uber?

A tecnologia compartilhada do Uber e seu crescimento explosivo fazem dele uma das empresas mais atraentes das últimas décadas. Mas você sabe como surgiu o Uber?

A empresa tem quase dez anos de idade e cresceu rapidamente, sendo hoje a startup privada mais valiosa do mundo. Com seu rápido crescimento vieram também diversas polemicas e controvérsias.

Saiba mais sobre como surgiu o Uber e como sua história impactou de forma permanente o setor de serviços de transporte.

Como surgiu o Uber

A história de como surgiu o Uber começa em Paris em 2008, quando os amigos, Travis Kalanick e Garrett Camp, participavam de uma conferência de tecnologia anual.

O conceito básico para o desenvolvimento do Uber nasceu uma das noites do evento, quando os dois não conseguiam pegar um táxi. A princípio, a ideia era mais sofisticada, sendo voltada para um serviço de limusine compartilhado que pudesse ser encomendado por meio de um aplicativo.

Depois da conferência os dois trilharam caminhos separados, entretanto, Garret Camp continuou empenhado na ideia e decidiu começar a investir. E desenvolvê-la melhor.

UberCab toma forma

Em 2009, ele começou a desenvolver em um arquétipo para o UberCab paralelo a função que desempenhava como CEO em outra companhia. Logo, ele convidou Kalanick a se ligar ao projeto e passaram a desenvolver juntos.

O modelo de serviço teve seu testes realizado em Nova York no começo do ano de 2010 e foram utilizados inicialmente apenas três carros. O lançamento oficial do Uber ocorreu apena sem maio, em São Francisco.

A comodidade e praticidade de conseguir um carro para transporte incentivou a popularidade crescente do aplicativo. Com apenas um toque, um carro poderia ser pedido o GPS identificava o local e o custo era descontado de forma automática no cartão do cliente. E assim surgiu o Uber.

Em 2010, o Uber conseguiu seu primeiro grande financiamento, de aproximadamente um milhão e duzentos e cinquenta mil, liderada pela First Round Capital.

Uber enfrenta oposição

Durante sua expansão, o Uber encontrou uma resistência feroz da indústria de táxis e dos órgãos reguladores do governo.

Em 2014, taxistas em Londres, Berlim, Paris e no Brasil, encenaram um protesto em grande escala contra o Uber. As empresas de táxi alegam que, uma vez que o serviço evita as caras taxas de licença e ignora as leis locais, cria concorrência desleal.

O caso chegou a ser analisado pelo principal tribunal da Europa em dezembro de 2016 e o Uber perdeu sua licença para operar em Londres, sendo que o mesmo ainda corre risco de acontecer em outros locais.

Os preços

O Uber funciona através de um algoritmo automático para controlar os valores das corridas com base na oferta e demanda em cada região em determinados momentos. Assim, não é incomum que os usuários tenham de pagar quantias relativamente mais altas em eventos grandes e dias de chuva por exemplo, quando a procura costuma ser maior.

A Uber tem também ganhado cada vez mais concorrência. O Lyft é uma opção muito popular em outros países, enquanto no Brasil, o 99 taxi é uma opção similar e que oferece preços bastante competitivos, inclusive, é bastante comum encontrar motoristas que trabalham simultaneamente para as duas empresas.

O Uber, entretanto, tem o diferencial de oferecer outras linhas de serviços, como o programa de distribuição de alimentos chamado Uber Eats e o UberPool, que permite que os motoristas coloquem vários passageiros em uma única viagem, o que o torna uma opção mais barata em comparação com o UberX e o UberBlack.

Saber como surgiu o Uber pode servir de inspiração para futuros empreendedores e para todos aqueles que sonham em tirar sua ideia do papel!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *