Home / Dicas de Carreira / Como ter boa postura na entrevista de emprego

Como ter boa postura na entrevista de emprego

A boa postura é importante na entrevista de emprego, pois é a primeira impressão que você dará a um possível trabalho.

Você até pode dizer o que quiser, mas se a sua linguagem corporal demonstrar algo diferente, você pode parecer inseguro, pouco confiável ou arrogante.

Boa postura na entrevista de emprego

1 – Inicie o aperto de mão

Não espere que o entrevistador inicie o primeiro aperto de mão. Vá e  inicie o primeiro aperto de mão, se puder. Isso mostra que você se sente confiante e pronto para começar a entrevista.

2 – Evite as mãos suadas

Você transpira excessivamente? Então, refresque-se antes de entrar na sala de entrevista. Certifique-se de sempre levar um lenço com você para secar as mãos e limpar a sua testa e o seu pescoço.

Se você ficar com as mãos suadas logo antes da entrevista, seque-as sutilmente de quando se levantar da cadeira. Evite mãos úmidas, pois elas podem dar a impressão de que você está nervoso e inseguro.

3 – Aprenda a dar um aperto de mão firme

Evite dar um aperto de mão suave. Isso pode dar a impressão de que você se sente inseguro. Também não aperte forte a mão do entrevistador.

Um aperto de mão como esse pode dar a impressão de que você é dominante demais ou de querer (mais) compensar sua insegurança.

4 – Mantenha o contato visual

Tente garantir um sorriso natural, uma voz firme e um contato visual constante durante a sua apresentação na entrevista.

Se você abaixar os olhos ou virar o rosto para outro lado durante a conversa, pode parecer que está inseguro, indiferente ou orgulhoso.

5 – Sente-se direito

Tente sentar-se ereto e manter as costas contra a cadeira. Se você se inclinar para frente durante a entrevista, mantenha os ombros baixos.

Certifique-se de respeitar o espaço  entre você e o entrevistador na conversa. Caso contrário, você deixará uma má impressão.

6 – Mantenha a calma e sente-se em silêncio

Não se mexa na cadeira e mantenha as pernas paradas. Tente equilibrar o seu movimento com uma postura formal.

Alguém que está usando muito as mãos e os braços pode ser percebido como uma pessoa agitada e ansiosa. O mesmo se aplica a alguém que não está se movendo.

7 – Não tente esconder a sua ansiedade

Não tente esconder muito a sua ansiedade. Você quer parecer natural e agradável de conversar.

Se você demonstrar uma ansiedade saudável, dará a impressão de que o trabalho é importante para você. Se você ficar muito quieto, então você pode parecer que está indiferente.

8 – Fique em contato com os olhos enquanto estiver falando

Você pode ter vários colegas em uma conversa na entrevista de emprego. Tente dar a todos a mesma quantidade de contato visual quando for a sua vez de falar.

Você nunca pode saber quais argumentos decidirão sobre seu futuro. Tente mostrar a mesma quantidade de respeito para cada concorrente na seleção.

9 – Permaneça com o contato visual quando alguém estiver falando

Tente manter o contato visual com o entrevistador enquanto ele estiver falando. Dessa forma, você mostrará que é sincero e interessado.

Quando ele fizer uma pergunta, olhe-a nos olhos no início de sua resposta e, em seguida, mude os olhos para os outros que estão ali.

Outras dicas importantes

  • Faça o contato com os olhos quando você responde a uma pergunta
  • Acene sua cabeça somente quando concordar com algo
  • Nunca cruze os braços
  • Use os seus braços e mãos (apenas) para enfatizar sua história profissional
  • Evite passar uma impressão tensa com suas mãos e dedos
  • Não se toque muito, pois isso pode soar estranho

Sobre ADMINISTRADOR

Veja Também

Lavoro online: Scopri come ottenere il vostro

Se sei un neolaureato o un cameriere esperto, alla ricerca di un nuovo lavoro online ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*